,

Velas Aromáticas: Por Que Não Existe um Único Jeito Certo de Produzir

O que seria da criatividade e na inovação se todas seguissem o mesmo único caminho para fazer velas aromáticas? É sobre produção artesanal e sobre a vida também!

O MITO DO ÚNICO JEITO CERTO DE FAZER VELAS AROMÁTICAS

Você já ouviu alguém dizer que existe “uma fórmula mágica” ou “um único jeito certo” para fazer velas aromáticas? Bom, deixa eu te contar uma coisa: isso não existe!

Produzir velas é como a vida: uma jornada de prática, descoberta e criação. Tentativas, erros e acertos, sabe? Não se trata de seguir um único caminho – você não é todo mundo… rs! – mas sim de encontrar o método e as matérias-primas que combinam com você e seus objetivos.

Sim, sim! Temos um guias de boas práticas para a produção, que está sempre aberto para experimentações!

E – oba! – temos um e-book AMADO de como são as práticas e a produção aqui no Empório Coralina para te ajudar nesse processo.

VELAS AROMÁTICAS: UMA CAMINHO DE APRENDIZADO

A produção de velas é um processo de aprendizado constante – e TESTES, TESTES e TESTES. No início, pode parecer desafiador, sim – quem aqui começou com problemas na escolha das essências e na performance da vela? Eu já estive nesse ponto, e acredite: com o tempo, tudo flui e acontece. E o ciclo se repete quando você tiver uma nova ideia para colocar em prática!

NÃO EXISTE RECEITA – MUITO MENOS ATALHOS

Eu posso te orientar na questão “pavios e diâmetros dos recipientes”, por exemplo. No e-book Velas Aromáticas: O Básico Muito Bem Feito tem duas tabelas para te orientar com os pavios de fornecedores diferentes.

Mas é um guia – para facilitar seus testes – porque a queima de uma vela depende de muitas outras variáveis: desde o formato do recipiente, cera, essência, corantes até a temperatura do ambiente – inclusive variações na matéria-prima que estamos acostumadas a sempre usar.

É natural, quando começamos, seguir um modo de fazer – e isso ajuda a nos dar segurança no começo. Mas não se engane quando falarem que tem uma “fórmula mágica” que vai te ensinar tudo em um dia. Fazer velas aromáticas exige tempo, paciência, prática e muitos testes.

Na Comunidade Sou Coralina temos mulheres empreendedoras incríveis dispostas a conversar e te guiar nesse caminho. Clique aqui para fazer o seu cadastro. VOCÊ SERÁ MUITO BEM-VINDA!

“O mito do jeito único nos aprisiona. Porque se não dá certo daquele jeito, a gente não compreende essa questão de tudo o que envolve, a gente fica presa e achando que não está dando nada certo. Essa sua maneira de pensar, ensinar e nos orientar é libertadora.” – @banhobuque

E é isso mesmo: o mito do “único jeito certo” pode mais te limitar do que ajudar. Cada produtora de velas, seja com parafina ou ceras vegetais, com a prática, encontra seu próprio método, aquele que faz sentido para o seu contexto, materiais e até o posicionamento da sua marca.

Um exemplo: para mim não faz sentido trabalhar apenas com a cera 100% de soja. Já outras produtoras amam e suas velas não deixam de ter qualidade por isso!

EXPERIMENTAÇÃO – O SEGREDO PARA DESCOBRIR O SEU JEITO CERTO

Pesquisando “como fazer velas aromáticas” no Google, você com certeza encontrou uma infinidade de métodos diferentes e informações desencontradas. Para quem está começando pode parecer confuso, mas faz parte do aprendizado. O mercado de velas aromáticas no Brasil também está em processo de experimentação. Tanto nós – produtoras – quanto nossos fornecedores!

Minha dica para você é:

A primeira coisa é ter clareza e saber o que você está buscando neste momento para ter os resultados que precisa.

Por exemplo: o posicionamento da sua marca é para um mercado premium? Então já descarta o uso da parafina e da ecomix e escolha essências premium – específicas para velas – e aromas fora do comum.

A segunda é testar pelo menos dois métodos diferentes de produtoras e empreendedoras com as quais você se identificou e que tem mais experiência. Que já estudou, errou, acertou e validou o conhecimento dezenas, centenas e até milhares de vezes – e que sabe o aprendizado é contínuo!

Eeeiii, olha eu e o Empório Coralina aqui completando 13 anos em 2025… rs!

Você já ouviu falar no “faça 78 velas antes de começar a sua empresa” – acho que são 78 mesmo, vou procurar o post que eu li sobre isso e coloco o link lá na comunidade. Mas o que importa é que, depois de fazer tantas velas você tem experiência para começar a terceira coisa: adaptar e criar o seu próprio jeito de fazer.

“E sabe o que é mais incrível? É que o seu jeito é um caminho que permite ser do meu jeito!” – @biafaustto

O JEITO EMPÓRIO CORALINA DE FAZER

Eu queria muito, de coração, não usar parafina. Mas na época as ceras e manteigas naturais eram MUITO caras – estamos falando aqui de 2012, 2013. Depois lançaram a Ecomix, mas ela também tem parafina – tem parafina sim, gente, é verdade!

em 2016, com a chegada da cera de soja a preços mais acessíveis, comecei a criar meu próprio blend natural: uma mistura de cera de soja com gordura de palma orgânica.

Na época, outros produtores usavam essa combinação, mas a diferença do Empório Coralina era a proporção de cada matéria-prima. Precisei de muito estudo, prática e experimentação para criar velas com o aroma intenso e a qualidade que eu buscava.

Em 2022 começamos a usar a cera de coco T-02 – que se adaptou perfeitamente ao novo posicionamento da marca. Atualmente temos experimentado outras matérias-primas como a cera de damasco, a de algodão e a cera de coco premium – e outros fornecedores. Precisamos estar atualizadas com o mercado e os novos lançamentos – tanto para o Empório Coralina quanto para poder compartilhar com vocês!

RESUMINDO…

A prática leva você a encontrar seu próprio caminho, então confie no processo. O importante é que criar e produzir velas aromáticas é para ser uma atividade feliz e cheia de possibilidades.

É importante aprender os fundamentos básicos, mas também manter a calma, aproveitar o processo e dar espaço para a sua intuição.

“Eu acredito que a prática te leva a sua melhor maneira de fazer velas. O que as vezes dá certo para mim, não dá para você. E está tudo bem! Aqui também esfriou e a cera retrai. E a T-02 aqui não deu certo! E assim a gente vai aprendendo um dia de cada vez.” – @ilumine.vela.aromatica

Agora é a sua vez: o que você pensa sobre o mito do “jeito certo” ou as “fórmulas mágicas”? Pega um café e vamos prosear!

Com muitas boas energias,
da Cissa para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cartas Para Coralinas

Uma Newsletter Que Merece Ser Aberta

Junte-se a + de 1.000 mulheres que querem transformar suas vidas empreendendo, um passo de cada vez.

Faça sua inscrição e receba por e-mail – em primeira mão – lançamentos, novidades, conversas, bônus e promoções.
Prometo cuidar do seu e-mail com segurança e privacidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima