Tendências 2025: O Futuro das Velas Aromáticas • Parte 01
Não, o mercado de velas aromáticas não está saturado, nem sem criatividade. Pelo contrário, segue em crescimento, impulsionado pela valorização de quatro grandes pilares: bem-estar, Hiperpersonalização, Sustentabilidade e Criatividade.
Se você trabalha com velas aromáticas, prepare-se: 2025 promete ser um ano repleto de emoções e oportunidades! Algumas tendências começaram no ano passado e não foram modas passageiras, por isso ganham ainda mais força este ano.
Acompanhe esse guia completo – com muitos insights criativos e inspiração – para entender as principais mudanças e como sua marca pode se destacar!

BEM-ESTAR E AUTOCUIDADO: VELAS COMO RITUAL DIÁRIO
As velas deixaram de ser apenas itens decorativos e se tornaram elementos essenciais para o autocuidado e a criação de um ambiente aconchegante para a regulação emocional.
Em 2025, a busca por equilíbrio mental e emocional segue forte, e produtos de bem-estar passam a ser parte da rotina diária dos consumidores – se tornam um hábito.
Oportunidades Para Nós, Empreendedoras
- Criar linhas de velas para relaxamento, meditação e produtividade, usando óleos essenciais com benefícios terapêuticos.
- Desenvolver kits de autocuidado combinando velas com incensos, chás, cristais e escalda-pés.
- Oferecer experiências olfativas personalizadas, permitindo que os clientes escolham aromas para diferentes momentos do dia.
Sim, eu sei o que você pensou: muitas pessoas questionam se os óleos essenciais mantêm suas propriedades na queima da vela. A verdade – na minha opinião? Ainda não há um consenso claro sobre isso, pois cada óleo essencial tem um ponto de fusão diferente.
E vou adorar saber a sua opinião também ou experiência sobre o assunto, deixe seu comentário!
Para Nos Inspirar
A marca Diptyque já investe há anos em narrativas sensoriais para descrever as fragrâncias de suas velas. E leva isso a um outro patamar: conecta a narrativa com o bem-estar e o autocuidado.

Um ótimo exemplo é a vela Nymphées Merveilles – Flor de Laranjeira, Jasmim e Íris, da coleção Les Mondes de Diptyque.
Destaque da Coleção: essa é a primeira linha da marca a oferecer opção de refil, permitindo que as velas sejam reutilizadas – “uma jornada que não tem fim”, descreve a marca.
Além disso, cada fragrância é inspirada em locais exóticos, criando uma experiência imersiva para os clientes. Clique aqui para ler a descrição do aroma da vela Nymphées Merveilles no site da marca. Está em Story e Know-How.
Mas trouxe minhas passagens preferidas para vocês:
- “A coleção Les Mondes de Diptyque nos permite ver e sentir o aroma de locais poucos conhecidos, acrescentando um toque a mais de alma às fragrâncias.”
- “Cada vela abre a porta para um mundo diferente e distante.”
- “É uma oportunidade de desfrutar de um interlúdio fora do próprio tempo, passado na exploração da beleza.”

E exclusivamente sobre a vela Nymphées Merveilles:
- “A cena se passa perto de Milão, no Jardim da Villa Borromeo Visconti (…) todos testemunhando a extravagância artística e o espírito barroco da época.
- “Pelos caminhos deste jardim de maravilhas, ladeado por laranjeiras em flor, um lugar junto às fontes oferece uma pausa refrescante em meio ao aroma fresco e picante dos cítricos amadurecidos pelo sol italiano.”
- “Acenda uma Nymphées Merveilles e entre nos jardins encantadores dos palácios Renascentistas, envolvendo-se pelo esplendor da Itália do Século XVI. Tendo apenas o sol e a arte como guias.”

ESTAMOS esperando você PARA ESSA AVENTURA! preencha o formulário para ser avisada SOBRE o LANÇAMENTO!
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA CIRCULAR: VELAS ECO-FRIENDLY EM ALTA
Sustentabilidade não é mais uma palavra da moda – é agora um estilo de vida e uma necessidade urgente do nosso planeta.
E – graças ao Universo – o impacto ambiental dos produtos de consumo está mais presente na decisão de compra.
Segundo o Sebrae, 71% dos consumidores já mudaram hábitos para uma vida mais sustentável.
Isso significa que velas feitas com parafina tradicional – derivada do petróleo – e com a cera ecomix – que tem (sim!) parafina na composição – tendem a perder espaço para opções mais ecológicas.
Oportunidades Para Nós, Empreendedoras
- Investir em 100% ceras vegetais – com certificação de origem – e embalagens reutilizáveis, recicláveis ou recicladas e biodegradáveis.
- Oferecer refis para velas – permitindo que os clientes comprem apenas a recarga e reutilizem os potes.
- Criar um sistema circular de reaproveitamento, onde os clientes possam devolver potes usados para serem reciclados ou reaproveitados.
Sim, eu sei o que você está pensando: temos muitas oportunidades, porém o fator Brasil ainda encarece algumas ações.
Mas, com criatividade criamos aos poucos as possibilidades para atender essa demanda. Usando ceras ecológicas e circulando os potes – pelo menos na sua cidade – já é um ótimo começo!
Para quem quer oferecer refil, mas não quer abrir mão das ceras mais emolientes como a de damasco e a cera de coco premium, clique aqui e fala com o Hugo do Moldes Doce Espuma, que ele confirmou que está disposto a encontrar uma solução para nós!
Sabemos que no Brasil algumas dessas ações ainda são caras, mas podemos começar aos poucos. Usar ceras ecológicas e incentivar a reutilização dos potes na sua cidade já é um grande passo!
E – com criatividade – vamos encontrando outras soluções!
Para Nos Inspirar
Você viu que a Diptyque levou 60 anos para oferecer velas com refil e criou uma coleção com uma narrativa incrível e um pote de vidro dos sonhos para lançar essa novidade.

A Le Labo – outra das minhas marcas queridas – oferece refil para os difusores e perfumes, mas só nas lojas físicas. A do Iguatemi em São Paulo é um ponto de reabastecimento!
HIPERPERSONALIZAÇÃO: VELAS SOB MEDIDA PARA CADA CLIENTE
Os consumidores querem exclusividade e produtos que representem sua identidade. A hiperpersonalização será um dos maiores diferenciais de 2025. Não estamos falando de brindes feitos em maior quantidade, mas sim de criar UM produto único para UM cliente.
Oportunidades Para Nós, Empreendedoras
- Criar velas customizadas, permitindo que os clientes escolham a fragrância, o formato e até mesmo a embalagem.
- Oferecer velas com mensagens gravadas, tornando o produto mais afetivo e presenteável.
- Desenvolver um sistema de assinatura, onde os clientes recebem velas personalizadas de acordo com suas preferências e estações do ano, por exemplo.
Para Nos Inspirar
O primeiro exemplo é a marca Kindred Fires – uma pequena empresa de velas artesanais especializada em hiperpersonalização. Os valores chegam a R$ 210,00 dependendo do modelo.

E, – repetindo a referência, – a Diptyque – porque se uma marca grande consegue personalizar um produto, nós – com flexibilidade e ferramentas para agilizar o processo – podemos ter ainda mais vantagens. O que eles falam no site sobre isso?
Iniciais, um nome, uma data memorável. Diptyqye oferece a oportunidade de personalizar o seu produto com uma mensagem gravada. Para tornar cada peça única, para presentear e desfrutar.
O mercado de velas aromáticas segue crescendo e evoluindo, impulsionado por pilares essenciais como bem-estar, sustentabilidade, personalização e design.
Nesta primeira parte, exploramos como as velas estão se tornando parte dos rituais diários de autocuidado, a importância de investir em produtos eco-friendly e a ascensão da hiperpersonalização na experiência do consumidor.
Mas ainda há muito mais para falarmos sobre as tendências de 2025! No próximo post, vamos mergulhar em outras inovações e oportunidades que prometem transformar o setor. Fique de olho e continue acompanhando!
Com muito SOL e boas energias,
da Cissa para vocês!
Quer saber como aplicar as tendências de 2025 na sua marca? Ou precisa saber como implementar passo-a-passo a hiperpersonalização, por exemplo? Eu posso te ajudar com a Mentoria Pequenas Prosas! Clique aqui para entender como funciona e agendar o seu horário!
Gostou do conteúdo desse post?
Essa conversa aqui nos comentários! E a sua participação é muito importante!