,

Pequena Gigante: Para Mulheres Empreendedoras – Parte 02

Na Parte 01 da série Pequena Gigante, conhecemos o conceito e histórias inspiradoras. Agora, vamos refletir sobre como colocar em prática nas nossas marcas criativas e autorais.

Caixa de brigadeiros da marca Maria Brigadeiro
Fonte: Instagram da Maria Brigadeiro

INSIGHTS PARA MULHERES EMPREENDEDORAS

As pequenas gigantes mostraram que o sucesso não está necessariamente em ser uma grande empresa. Ele está na resposta à pergunta que eu fiz no final do outro post: qual o tamanho do seu sonho?

(01) FOCO NA QUALIDADE

Assim como a Casa Santa Luzia prioriza produtos que são os melhores do mercado, você pode se destacar pela excelência. Isso significa tanto escolher matérias-primas de alta qualidade, criar embalagens criativas, quanto nos detalhes da experiência do cliente.

Dica: pensar em todo o caminho do cliente com a sua marca e criar estratégias desde o primeiro contato até o momento em que acendem a vela. Não oferecer apenas o produto, mas sim toda uma experiência incrível, que vai fazer com que as pessoas queiram contar sobre ela.

(02) ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Imagine conhecer seus clientes pelo nome, entender as preferências deles e sugerir aromas personalizados? Pequenos gestos criam conexões verdadeiras. E a criatividade é a chave para criar essa experiência.

Pergunta: o que você pode fazer para cada cliente se sentir único?

(03) CRIAR UMA COMUNIDADE

Construa uma comunidade apaixonada pela sua marca. Use as redes sociais para interagir diretamente com os clientes, pedir sugestões de novos aromas e compartilhar bastidores do seu processo criativo.

Você pode criar grupos exclusivos para seus melhores clientes, oferecendo prévias de novos produtos e convites para testar aromas especiais.

Exemplo: o que acha de convidar seus clientes para participarem da criação da sua próxima coleção? Isso fortalece laços e aumenta o engajamento.

(04) ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL

Ao invés de competir por preço no mercado, encontre o seu nicho. Pode ser criar velas com temas específicos, como velas inspiradas em livros, cidades ou memórias afetivas.

Inspiração: a Melting – Velas Literárias Perfumadas é um exemplo incrível de marca que encontrou um oceano azul quando foi criada. Ao focar em um nicho literário, com um único modelo e tamanho de vela, ela criou um mercado diferenciado e muito engajado.

Pergunta: qual é o seu nicho dentro do mercado de velas aromáticas?

Quer saber mais sobre com desenvolver essa estratégia e encontrar o seu nicho? Indico dois livros clássicos para você: A Estratégia do Oceano Azul e a sua continuação A Transição Para o Oceano Azul.

(04) AMOR QUE TRANSBORDA

Pequenas gigantes são criadas por empreendedores apaixonados. Mostre seu amor pelo que faz em cada detalhe: compartilhe sua história, seus bastidores e sua visão de mundo.

Lembre-se: é o brilho no olhar que inspira e sua paixão pelo que faz que contagia. E aqui pode estar o diferencial da sua marca.

PARA SE INSPIRAR: MARIA BRIGADEIRO

“Trabalho para mim e sou muito mais feliz. É exatamente do tamanho que eu queria. Às vezes fica apertado, mas sempre imaginei um lugar aconchegante, pequeno, artesanal. Está do tamanho do meu sonho!” – Juliana Motter

Para ilustrar essa conversa, trago a entrevista da Juliana Motter, criadora da Maria Brigadeiro. A marca é um símbolo de criatividade, qualidade e autenticidade. Foi e sempre vai ser uma inspiração para mim e para o Empório Coralina.

Ela transformou algo simples, como o brigadeiro, em uma experiência gourmet e cheia de personalidade. Além dos sabores diferenciados, a marca se destaca pelas embalagens criativas e pelo cuidado artesanal em cada detalhe.

Escolhi três produtos – ai, como difícil foi! – e uma parceria criativa para compartilhar com vocês.

Mas é só acompanhar o Instagram da Maria Brigadeiro para ver como o artesanal e o criativo estão presente em todos os produtos, fotos e ações da marca.

SER UMA PEQUENA GIGANTE

Ser uma pequena gigante significa fazer escolhas conscientes todos os dias. É colocar o coração naquilo que você faz, mesmo quando o caminho parece mais difícil.

Não se trata de ser a maior ou vender mais, mas de ser reconhecida pela sua autenticidade, pela experiência única que você oferece e pelo impacto positivo que você cria ao seu redor.

No fim das contas, é encontrar o equilíbrio entre o sonho de crescer e a decisão de permanecer fiel aos seus valores.

É saber que a verdadeira realização não está apenas no faturamento, mas nos relacionamentos que você constrói e nas histórias que você transforma.

PARA VOCÊ REFLETIR E COMPARTILHAR COM A GENTE

  • Como você imagina aplicar esse conceito à sua marca?
  • O que você pode fazer diferente do que faz hoje? Por onde vai começar?
  • O que só você pode fazer para criar uma marca autoral de verdade?

Com muitas boas energias,
da Cissa para vocês!

Gostou do conteúdo desse post?

Nossa conversa continua aqui nos comentários.
Sua participação é muito importante.

0 0 votos
Gostou do conteúdo desse post?
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0 0 votos
Gostou do conteúdo desse post?
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Rolar para cima